Futsal info

widgeo.net

sexta-feira, 6 de março de 2009

Análise do Jogo da 13ª Jornada de... Rui Garrido

A. C. D. URRÔ – Inter-Caima PMFC 1 - 0

ACD Urrô: Rafael (g. r.), “Tonito”, Sebastião Carlos, Simão Sousa e “Quim” Vieira (Cap).
Outros Jogadores: Luís “Coelho”, Miguel “Passarinha” (1) e “Zézito Wonderkid”.

Treinador: Filipe “Pinheiral”.

Acção Disciplinar: Cartões Amarelos: Sebastião Carlos (10’)
Cartões Vermelhos: Nada a registar


Inter-Caima PMFC: “Pião” (g. r.), Daniel, “Lipi”, “Pato” e Jorge “Cap.).
Outros Jogadores: Jorge Tiago (g. r.), Negrais, Paulo e Oliveira.

Treinador: Abílio Pinto.

Acção Disciplinar: Cartões Amarelos: “Pato” (10’), Jorge (17’) e “Lipi” (27’).
Cartões Vermelhos: Nada a registar.

Ao Intervalo: 0-0

Jogo no passado dia 28 de Fevereiro, Sábado, pelas 18h, no Pavilhão Municipal de Arouca.

1ª Parte
Frente-a-frente ACD Urrô, em 9º, que recebia em sua casa o Inter-Caima de Pinheiro Manso (do vizinho Concelho de Vale de Cambra), 8º. Apenas 2 pontos separavam estas duas equipas (8 pts vs. 10 pts), logo em caso de triunfo do Urrô, este ultrapassaria o seu adversário. Pode dizer-se que ambas as equipas defrontavam-se numa má altura, já que se encontravam privados de algumas das suas pedras basilares. O Urrô estava desfalcado, imagine-se, dos seus três guarda-redes, já o Inter-Caima a ausência mais sonante era a do pivô “Tonito”, melhor marcador da equipa, o verdadeiro “abono de família”, só no jogo da 1ª Volta em Lordelo logrou marcar 5 tentos ao Urrô, uma verdadeira seta apontada à baliza de qualquer que seja o adversário. Só que agora por motivos profissionais tem sido difícil conciliar o trabalho com o Futsal e daí não poder estar presente. Inicia a partida no Pav. Municipal de Arouca…


Logo no 1º minuto o Urrô mostrou que estava ali apenas com um único objectivo, o de vencer o jogo, Simão Sousa foi o primeiro a criar perigo, a passe do Cap.
“Quim” Vieira, remata com muito perigo mas ao lado da baliza.

Aos 2’, “Quim” Vieira remata com violência ao poste.

Aos 5’, acontece o 1º remate de verdadeiro perigo à baliza do promovido a guarda-redes Rafael. O qual não se sai nada mal, opondo-se muito bem defendendo com os pés ao remate do Cap. Jorge.

Aos 6’, “Quim” remata por cima, muito mal, pois poderia ter feito bem melhor.

No minuto seguinte, aos 7’, novamente o Cap. “Quim” a espalhar o terror na defensiva Cambrense. E a evidenciar-se ao participar em 4 jogadas perigosas, nos primeiros 7 minutos de jogo. Desta feita ao seu remate, o guardião “Pião” opôs-se bem, antecipando-se e fazendo bem a mancha.

Aos 8’, “Tonito” cruza, “Quim” à boca da baliza falha de forma incrível o desvio.

Aos 10’, remate de Daniel, Rafael opõe-se usando os pés.

Aos 12’, Simão Sousa remata de fora da área com “Pião” a defender a punhos, socando a bola para fora da área.


Aos 13’, surge uma dupla investida por parte do Inter-Caima PMFC. 1º foi Daniel a tentar a sua sorte, com o guardião Rafael a encaixar. Pouco depois foi a vez do Cap. Jorge levar o perigo à baliza da ACD Urrô, contudo o seu remate sai ligeiramente ao lado.

Aos 15’, “Tonito” do meio da rua remata forte com “Pião” a defender para a frente. Na recarga “Zézito Wonderkid” remata novamente contra o corpo do “goal-keeper” forasteiro.

Aos 17’, Sebastião Carlos a passe de “Tonito” remata mas o guardião “Pião” mais uma vez a usar o corpo para parar o remate, mantendo-se intransponível, funcionando como um verdadeiro muro durante toda a 1ª Parte.

Aos 18’, remate muito perigoso de Negrais, Rafael com os pés evita o golo.

Aos 20’, Miguel “Passarinha” entrado no jogo minutos antes, “arma-se em bispo” e tenta fazer o chapéu a “Pião”. Só que este “recua uma casa” e segura o esférico, não lhe permitindo que o “derrubasse e que fizesse o xeque-mate”. Intervalo.

2ª Parte
Ambas as formações foram para o intervalo com um nulo. Resultado que premiava a equipa de Pinheiro Manso, pois dada a avalanche de oportunidades que o Urrô criou na 1ª Parte, o Inter-Caima chegar ao período de descanso sem sofrer qualquer golo era mesmo um excelente desfecho. Já o Urrô terminava o 1º tempo muito zangado consigo mesmo, pois podia ter feito muito melhor, bastava ser mais eficaz e poderia sair deste 1º tempo com um resultado bem confortável. Mas a falta de sorte, a falta de eficácia e o guardião “Pião” adiaram esse desfecho. Sendo assim, o Urrô teria de fazer na 2ª Parte aquilo que não conseguiu fazer na 1ª (marcar!). Mas também com muita cautela, pois tanto podia marcar como sofrer, logo não podiam “dormir à sombra da bananeira” e pensar só em atacar e em marcar e não em defender, é que o zero-a-zero era um resultado que deixava tudo em aberto para ambas as equipas. Tudo era possível, bastava… acreditar! Às 19h recomeça o jogo.

Aos 22’, Miguel “Passarinha” num excelente remate coloca o guardião “Pião” à prova. Era um ensaio e tal deveria ser entendido como um aviso e tanto vai o cântaro à fonte que… acaba por partir!

Aos 25’ e depois de já tanto ter ameaçado, MIGUEL “PASSARINHA” resolveu numa jogada de mestre, no “tabuleiro de xadrez” e em época de Carnaval mascarar-se de Hulk, fintar 3 adversários, de seguida tornear “Pião” que lhe sai ao caminho e já com um ângulo bastante reduzido aplica um remate misto de força e jeito, colocando a bola dentro da baliza, com esta ainda a beijar o poste e a anichar-se nas redes. É caso para dizer que Miguel “Passarinha” derrubou todas as pedras do Xadrez Cambrense que lhe apareceram à frente e
fez Xeque-Mate na partida, nem um “Pião” resistente o conseguiu impedir. 1-0 para o Urrô.


Aos 29’, Luís “Coelho” isolado remata ao lado.

Aos 30’, Simão Sousa remata à figura.

Aos 33’, “Pato” remata, o guardião Rafael defende com os pés.

Aos 34’, “Tonito” remata ao lado do alvo, quando já não havia ninguém na baliza.

Aos 35’, o Cap. “Quim” Vieira remata para uma grande defesa do guardião “Pião” que com uma estirada afasta o perigo.

Aos 37’, Daniel isola-se, remata e Rafael mais uma vez defende com… os pés. O que já o começa a caracterizar, sendo a sua imagem de marca.

Aos 39’, ocorre a 6ª Falta Colectiva da equipa do Inter-Caima PMFC neste 2º Tempo e como tal dá lugar a um livre directo de 10 metros. “Zézito Wonderkid” chamado à cobrança atira o esférico demasiado alto com este ainda a raspar ao de leve na trave da baliza do guardião “Pião”. Oportunidade desperdiçada.

Aos 40’, Rafael é mais uma vez posto à prova e fá-lo da melhor maneira, levando a melhor e logo por duas ocasiões, mantendo-se intransponível, já que de seguida o árbitro apita para o final da partida.

3 anos depois o Urrô consegue terminar um jogo sem sofrer qualquer golo e logo nestas condições, o que é um feito assinalável. É que o Rafael, actual nr. 2 da equipa (mas que foi promovido a nr. 1 neste jogo) é tudo menos guarda-redes, mas para colmatar a ausência dos 3 habituais guarda-redes que constituem o sector mais recuado do Plantel da ACD Urrô, mas que quer por castigo, quer por lesões que os tem assolado, catapultou que tal cenário viesse a acontecer. Situação impensável, 3 guarda-redes indisponíveis e ter de recorrer a um 4º guarda-redes que joga habitualmente a pivô mas que também pode jogar a ala ou mesmo a fixo, mas nunca na vida pensou ocupar a posição de guarda-redes. Mas como o Sr. Vítor Manuel Martins Baía, aquele que é apenas o jogador de Futebol com mais títulos de sempre em todo o mundo também era avançado e um dia em que forçosamente teve de ir à baliza, desempenhando o lugar e o papel de um colega, simplesmente arrasou e deixou todos de boca aberta.

Quem sabe, não estaremos aqui perante um caso idêntico e não será este um sinal indicador da descoberta de algumas faculdades inatas e, até aqui, desconhecidas mas existentes neste atleta. Claro que também devemos de ser realistas e verdadeiros. O miúdo Rafael, de apenas 17 anos, não fez defesas impossíveis, não defendeu como um verdadeiro profissional, pois não-o é e por isso não vale apenas fazer aqui nenhum cavalo de batalho nem nenhuma história aos quadradinhos. Mas esteve sempre bem, respondendo sempre com confiança e atitude a todas as bolas que tentavam entrar na baliza por si defendida e o resultado está à vista de todos, não sofreu qualquer golo. E pela primeira vez num período de 3 anos isto volta a acontecer e logo com um guarda-redes que nem é guarda-redes, foi portanto uma adaptação que por motivos de força maior teve de ser feito, foi uma aposta, um risco que o Filipe (“Pinheiral”) assumiu e pelo que se viu, não se saíu nada mal. Parabéns a todos eles, mas em especial para o Miguel “Passarinha” e claro pró miúdo “Super-boy Rafael”, é que já que não tivemos nem o Cristiano Ronaldo, nem o Capitão América, nem o Spiderman, tivemos ao menos um “Incrível Hulk” (O Miguel “Passarinha” na jogada do golo) e um “Rafael Spider” que protegeu a sua baliza como se da sua própria teia se tratasse. Missão Cumprida e a ACD Urrô Futsal Clube lá subiu mais uma posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resultados, Classificação e toda a informação em 1ª Mão